sábado, 25 de julho de 2015

Poncho Infantil: primeira peça em agulha circular?


Fios: Rustilana da Aslan, 02 novelos
Agulhas circulares: 7 mm e 8 mm
Receita
Coloque 28 pontos na agulha circular, feche o círculo, coloque um marcador para indicar o ínício da carreira e trabalhe em ponto de barra 1/1 (1 tricô, 1 meia) por o4 carreiras.
Na próxima carreira (5ª carr.), toda em ponto meia, faça 13 pontos, coloque um marcador, 1 meia, marcador, 13 meias,  marcador, 1 meia, marcador. Atenção: haverá três marcadores, um indicando o inicio da carreira e os outros  dois destacando o ponto central que será o eixo dos aumentos, por isso, use cores diferentes conforme a função do marcador.
Na 6ªcarreira, trabalhe em meia até o marcador, aumente 1 ponto, passe o marcador, 1 meia (ponto central), passe o marcador, aumente 1 ponto, siga em meia até o final da carreira. Na carreira seguinte, toda em ponto meia.
Assim siga alternando uma carreira com aumentos de cada lado do ponto central e a carreira seguinte toda em meia, ate atingir a altura desejada. Faça as duas últimas carreiras com a agulha 7mm em ponto de barra 1/1 e arremate de modo bem solto, para que o poncho tenha elasticidade na barra.  O modelo da foto acima tem 53 cm de comprimento, medido do início até o final sobre o ponto central e 20 cm de largura na abertura do pescoço.
Note que existem diferentes formas de fazer o aumento, neste eu usei o M1 (veja os vídeo: aumento a direita e aumento à esquerda), que não deixa um buraquinho. Se fizer uma laçada, haverá furinhos ao lado do ponto central. No caso de um fio de cor sólida, uma variação é colocar uma trança no centro ao invés de um ponto meia, e seguir conforme as demais instruções.

3 comentários:

  1. Olá, pra que tamanho é esse poncho? Grata

    ResponderExcluir
  2. Pra que tamanho é esse poncho? Grata

    ResponderExcluir
  3. O poncho é infantil, creio que para uns 10 anos. Não tenho mais a peça pra medir. mas serve pra adulto também devido ao tamanho da gola e a elasticidade do tricô circular. Quanto ao comprimento, aí é so tricotar a altura desejada, mais comprido ou curto conforme o estilo de cada um.

    ResponderExcluir